O que Gabriel fez no Fla-Flu com um minuto de jogo lembrou muito a atitude de Kobe Bryant nas Olimpíadas de 2008.
A seleção de basquete dos EUA vinha desacreditada pelas derrotas sofridas nas Olimpíadas de 2004 e no Mundial de 2006. Vencer as Olimpíadas de 2008 significava recolocar a seleção norte-americana de volta ao topo do basquete mundial.
Foi então que Kobe Bryant adotou uma estratégia curiosa e arriscada para motivar seus companheiros de seleção a vencer a Espanha, sua principal adversária. Kobe decidiu, de maneira premeditada, cometer uma falta duríssima logo no início do jogo em seu parceiro de time na NBA (Lakers), o espanhol Pau Gasol. O objetivo, mais do que intimidar o adversário, era motivar seus companheiros a lutar. Deu certo. Os Estados Unidos venceram a Espanha e foram campeões olímpicos.
Gabriel, no Fla-Flu, chutou com força a perna de André, do Fluminense, e na sequência chutou a bola em cima do mesmo jogador caído no gramado. Confusão armada. Assim que os ânimos se acalmaram, pode-se ver Gabriel se dirigindo aos seus companheiros de time para motivá-los para o jogo.
O jogo foi muito intenso e pegado, com dez amarelos e um vermelho. Não faltou empenho de ambos os times, e o Fluminense venceu.
Tanto Kobe quanto Gabriel foram perdoados pela arbitragem porque mereciam ser expulsos pela força empregada na ação e pela intenção. Mas isso é outra história.
FONTE: https://ge.globo.com/blogs/bastidores-da-arbitragem/post/2023/03/09/atitude-de-gabriel-no-fla-flu-lembrou-kobe-bryant-nas-olimpiadas-de-2008.ghtml